Meu primeiro estágio do curso de técnico de enfermagem

wordpress-314Como muitos já sabem, faço curso de Técnico de Enfermagem e no dia 17 de agosto iniciei o meu primeiro estágio no hospital. São três grupos estagiando e o meu grupo é composto por seis pupilos queridos! É tudo muito diferente quando se está fora de uma sala de aula. A realidade é outra e um tanto chocante para falar a verdade.

Neste momento percebi o quanto as pessoas dependem de nós como profissionais da área da saúde para assistí-los. Sou sensível demais por natureza, isso é fato e não suporto ver o sofrimento alheio. É muito difícil você lidar com o sofrimento do outro e não se comover. Têm pessoas que conseguem. Como? Eu não sei. Cada ser humano reage de uma maneira diferente diante dos imprevistos e acontecimentos que a vida nos proporciona. Contudo, isso não significa que eu não saiba separar o joio do trigo. Em outras palavras, posso e devo ser uma excelente profissional, fazer tudo na técnica, porém, não esquecendo do cuidado humanizado.

Alguns profissionais da área acabam se tornando automatizados e até frios devido às circunstâncias. Muitos esquecem valores importantes para um bom relacionamento interpessoal, tanto com seus colegas de trabalho quanto com os pacientes que estão sob seus cuidados em uma unidade hospitalar. Nessa classe posso incluir médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, etc. Como futura técnica de enfermagem quero primar pelo cuidado humanizado, fazer a diferença mesmo! Então pessoas, desde que iniciei o estágio, tive muito trabalho para fazer e ainda não estou nem na metade dele. São 30 dias estagiando em um hospital, atendendo a ala pública (trocando em miúdos, SUS).

Algumas vezes estive em hospitais na condição de paciente e hoje estou tendo a oportunidade de estar do outro lado, como cuidadora. Confesso que no início achei estranho, mas, depois deixei acontecer. Na 5ª feira, dia 18, ganhei o meu dia, ou melhor, a minha noite e madrugada. Estava atendendo uma senhorinha que estava internada para fazer alguns exames. Estava fazendo o básico, vendo os sinais vitais e tudo mais. E ela sussurrou com a voz enfraquecida: “obrigada minha filha! Como é bom ter uma pessoa como você que nos trata com tanto carinho!” e me deu um beijo estalado. Fiquei tão feliz, que aquele gesto para mim foi tudo.

A fotinho acima tirei em maio e foi de um pequeno teatro que minha turma e eu fizemos para  demonstrar o cuidado humanizado desde a época de Florence Nightingale, enfermeira britânica que ficou bastante famosa por ser a pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Durante o período de estágio estarei falando um pouco sobre a minha aventura no hospital. Quero registrar fatos importantes e colocá-los aqui no blogue para partilhar com outros profissionais da área e com aqueles que se interessam pelo assunto. É isso aí pessoas! Por hoje é só! Um beijão a todos e fiquem com Deus!

 

by Kakazinha Schmitz

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.